RESDAL - Resumen semanal de noticias

http://www.resdal.org

Jueves 18 de diciembre de 2008









Búsqueda de noticias

Para consultas y sugerencias, escribir a:
Maria Teresa Vera: teresa@ser2000.org.ar

Noticias de Defensa y Seguridad



BRASIL

Lula anuncia la nueva Estrategia Nacional de Defensa

Governo lança plano de defesa que prioriza Amazônia e integração regional
O governo lançou nesta quinta-feira (17) a Estratégia Nacional de Defesa, que aponta as diretrizes de reorganização das Forças Armadas e reestruturação da indústria brasileira de material de defesa.
Um dos pontos destacados no documento é a prioridade à segurança na região amazônica. O texto diz que o Brasil será "vigilante na reafirmação incondicional de sua soberania" sobre a Amazônia, repudiando qualquer tentativa de tutela sobre as decisões a respeito de preservação, desenvolvimento e defesa da região.
http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=141032

Lula: defesa deve depender apenas de tecnologia nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que o compromisso de defender a soberania nacional e proteger as fronteiras do País deve ser cumprido fortalecendo as Forças Armadas e trabalhando para que seja utilizada apenas tecnologia nacional. Ao lançar a Estratégia Nacional de Defesa, que prevê a reorganização das três Forças Armadas, a reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e uma política de composição dos quadros militares efetivos, o presidente observou que é preciso repensar o papel de Exército, Marinha e Aeronáutica na sociedade, efetivamente os inserindo como cidadãos brasileiros.
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/12/18/e181214055.html

Governo anuncia plano de defesa nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quinta-feira o plano de defesa, que prevê maior concentração de tropas na Amazônia e nas áreas de fronteira, estabelece projetos prioritários para as três forças e propõe mudanças no regime de compras governamentais. A Estratégia Nacional de Defesa, elaborada em conjunto pelo Ministério da Defesa e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, estava inicialmente prevista para setembro deste ano, mas seu anúncio foi adiado por divergências em torno de algumas propostas, que ficaram fora do texto final, como a que garantiria o investimento de um percentual fixo do Produto Interno Bruto (PIB) no setor.
http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE4BH0GP20081218

Plano destaca necessidade de ampliar presença militar nas fronteiras e na Amazônia
http://revistagloborural.globo.com/G
loboRural/0,6993,EEC1693630-1934,00.html